domingo, março 27, 2005

A Vila de cada um!




Muitos devem pensar “ só agora? Estás um pouco atrasada…”
Pois, mas foi, mesmo, só este fim-de-semana que vi pela primeira vez o The Village de M. Night Shyamalan.

Não sei se têm alguma opinião formada em relação ao dito, nem se gostaram, nem sequer se o viram (na volta ainda são piores que eu na actualização cinematográfica…).

Devo confessar que fui a única pessoa do grupo que gostou do filme. Ou por outra, que gostou da mensagem do filme.

E era precisamente sobre isso que eu gostava de debater com vocês… No meu ponto de vista (talvez porque começo a achar que sou uma das incuráveis) acho que todo o filme está relacionado com aquele “monstruoso e assustador sentimento que os mais alucinados chamam de AMOR” (já dizia a outra). O Amor vence tudo! Muitas vezes, pensando de uma forma sentimental julgamos que estamos a agir correctamente. Mais tarde, quando o racional nos puxa e nos chama à razão, apercebemo-nos que não estaremos a ser muito justos.
Mais ainda, os “velhos” da vila tinham conhecimento da verdade, porém, não obstante, só viam aquilo que queriam. Não é isso o Amor?!

A crítica diz que o filme refere um tema universal actual: o Medo. Será justo, correcto e de ser humano racional e sano, por medo deixar de Amar?

Segundo zUm