segunda-feira, junho 06, 2005

Viajar até ao Alentejo...



Quem me dera voar…

Ultimamente as viagens têm sido infernais, pela quantidade diabólica de quilómetros que tenho feito, quer por motivos pessoais, quer por motivos profissionais. Os roteiros permitem-me ir até ao Alentejo sem ter de atravessar Lisboa, e cá vou eu, pensando em poupar sobretudo esperas e os stressacados alfacinhas.

A palavras chave dá pelo nome de A13… (Marateca- Santarém) São apenas 74km de estrada, melhor, de rectas intermináveis, que permitem acelerações nunca vistas, não sei como os tunnings e afins ainda não descobriram esta maravilha. Mas, pior, é mesmo o movimento, ou a falta dele. Este fim de semana, quando de regresso, asfaltei aquele percurso, apenas passei por quatro automóveis (QUATRO!!!!), sendo um deles, o da Brisa, outro que eu ultrapassei e dois deles que me fizeram o mesmo (rapazes, não é lá muito bonito ir a colar o ponteiro…e este ponteiro é duzentos e muitos, não só pela quantidade de cavalos a bordo, como também pela percepção, mas compreende-se, pelo tédio, quando se vai a ver, até eu apanho um susto pela velocidade a que vou… das “muito graves”). Mas acreditem que encontrar alguém é mesmo um achado… é quase um orgasmo estradal.

E, não se compreende lá muito bem, para quem possa sofrer do pecado da gula, pode sempre aproveitar as riquezas do Alentejo e combina-las com as Ribatejanas, no caso Almeirim, que me leva à minha saudosa infância, e onde se encontra o melhor melão lusitano, (no entanto e segundo informações paternas, Vila Franca, Azambuja e Vale de Cavalos, neste momento são os melhores, e maiores produtores, a começar a bombar nessas lides, está, pasme-se, a eterna Amareleja, Alentejana). A seguir a tâmaras com presunto, só mesmo o melão com o dito, e, pensar nisso, e no calor que se começa a sentir, e na degustação de tal combinação, é algo que se assemelha a um quase orgasmo gastronómico.

Pelo caminho ainda se viu duas cegonhas… simplesmente divinal… lá se vai o tédio, fica a contemplação!


By Primeiro Zum

10 Comments:

Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

"Quem virá pra te ensinar
A voar, a voar" by José Fanha

Beijo

Segundo zUm

terça-feira, 07 junho, 2005  
Blogger saviol said...

Credo tanto orgasmo! Fiquei curioso pois então! :D

terça-feira, 07 junho, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Há muito que os 400km diários que há um ano faço profissionalmente da capital pelo Alentejo adentro não me provoca o chamado orgasmo.
E o mais tipicamente alentejano que hoje consigo comer é o bom do bitoque e um sumol ;-).
E cegonhas, às resmas, sempe em pé nos seus ninhos, em vez de andar a distribuir bebés como deviam...
Mas é bom ver o encanto que o nosso país ainda consegue suscitar.

terça-feira, 07 junho, 2005  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Bitoque com um sumol tipicamente alentejano?! Isso é tipicamente “povano” se é que existe a expressão.

Whatever…

Caro amigo C, não é o país que suscita o quer que seja. Os olhos, o coração, a alma, amori. Tudo isto. Já o dizia a outra “só quem o decide apreciar com bons olhos é que vê para lá o marasmo”. Olha bem para dentro de ti amori, respira fundo (mas não dês nenhuma bufa), agradece a Deus nosso Senhori todas as arvoris, todas as esplantis, todos ao nimales, tudi e tudi e tudi.

Olhos! Olhos de veri!

Segundo zUm

quarta-feira, 08 junho, 2005  
Blogger saviol said...

ja agora primeiro zum imagino k tiveste a sorte de nao apanhar akela marcha lenta dos alentejanos. Ora aí está, caríssimo C, algo tipicamente alentejano! :D
* e []

quarta-feira, 08 junho, 2005  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Tipicamente Alentejano é uma "rapidinha"!

Experimentem, e depois digam qualquer coisa...

By Primeiro Zum

quarta-feira, 08 junho, 2005  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Rapidinha?! Andas na loucura e eu a ver...

Segundo zUm

quinta-feira, 09 junho, 2005  
Anonymous Anónimo said...

essa da rapidinha deve ter sido alguma private joke primeiro zum. no Alentejo vejo tudo e mais alguma coisa menos do que é rápido.

quinta-feira, 09 junho, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Já agora um break. No outro dia foi um pássaro contra o vidro do meu carro que fez um pico no vidro do para brisas. Dou graças a Deus de não viver no Alentejo, porque se fosse um cegonha, provavelmente teria atravessado o carro inteiro. Ah! O dito pássaro voltou a voar, parei o carro, ele estava meio zonzo e tal mas voou depois da 10ª tentativa de pegar nele e faze-lo voar, pelo menos fiquei de limpa. Fiquei admirado porque se fosse atropelado a pelo menos 150, ficava feito em pedaços.
Beijinhos.

Ass.: D.S.

segunda-feira, 13 junho, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Já me tinha esquecido. Também já tive um orgasmo a conduzir, mas não era por ir a conduzir. Eheheheh, foi este o caso 1º Zum?

Ass.: D.S.

segunda-feira, 13 junho, 2005  

Enviar um comentário

<< Home