terça-feira, abril 05, 2005

Roteiro do Mês!


Confesso que não era muito bem por aqui que gostaria de ter começado… vai soar muito a recorrer à prata da casa! É um sitio que se vê do céu… principalmente quando viajamos de avião e espreitamos pela janela… “ aquele lá em baixo cheio e rodeado de verde com duas casitas!!”

Bem… começamos bem… pela crítica!

Antes de mais, cumpre esclarecer que neste local, em dias marcados selectiva e criteriosamente na agenda a Confraria do Cálice reune-se, note-se, que ainda estamos numa fase de selecção e recrutamento… para quem possa estar interessado!

Feito este esclarecimento inicial, vamos ao que importa!

Distante… é a palavra que sempre me ocorre… longe, a segunda! Mas nada é impossível! No centro do País (a Norte de Lisboa, mas não a Norte!), nas Serranias Beirãs, fica uma calma e serena vila A PAMPILHOSA DA SERRA (origem etimológica no vocábulo pampilho, nome de uma planta campestre idêntica ao malmequer (bem me quer, mal me quer… que me reserva o Amor?).

Um pouco de história, em 1380 o D. Fernando, anexou a vila ao Julgado da Covilhã, mas pensam que nós nos conformamos com a anexação? Nada disso, isto não é Almeida… em 1423, D. João I confirmou o titulo de Vila. E, a contenda instalou-se entre nós por cá e a Covilhã, só desfeita no Reinado de D. Manuel. Tenho cá para comigo que a Contenda ainda se mantém…

Para chegar até cá… mapa na mão! Não estou com muita pachorra para escrever sobre estradas e afins! Chegados cá, além da Confraria do Cálice, encontramos alguns pontos dignos de registo, dignos de se empunhar uma máquina fotográfica! Mas, não pretendo estar aqui a delinear um qualquer roteiro que deva ser seguido à risca, apenas me limitarei a indicar esses tais pontos!

Um deles, os monumentos, além se riu quando disse que ia escrever sobre isto, dada a escassez, mas acho que o maior dos monumentos, para aqueles que possam ter um olhar apaixonado é a Natureza! Aquela que permanece intocável às mãos do Homem! É marcadamente uma vila de montanha, cujo concelho se situa na Cordilheira Central entre a Serra da Estrela e as Serras do Açor e Lousã...

Talvez, por isso, uma das mais fantásticas paisagens que tenho o orgulho de frequentemente ser testemunha são as curvas do Rio Zêzere, na zona dos Padrões que facilmente pode ser avistado da Estrada, mas este é acompanhado pelo Rio Unhais e do Açor! A acompanha-los existem três barragens, a minha preferida, sem sombra de duvidas, pelos penhascos e pedregulhos, rochedos na sua maioria quartzíticos, a Barragem de Santa Luzia! São as chamadas gargantas rochosas dos penedos que ladeiam as abóbadas do dique.

Por falar em rios, existe uma Ilha… sim, isso mesmo, uma Ilha! Virgem!!! Praticamente inexplorada! Basta ir até aos Padrões, pedir a alguém um barco emprestado, quando ele não esteja no barqueiro e remar até lá!

Existem duas coisas que gosto particularmente de fazer… ver um pôr do sol e observar as estrelas e a Lua! Nada melhor… existem vários locais de observação, até mesmo para além daqueles que eu conheço… há, por aí, tanta terra batida… bem, mas, um daqueles que é mais concorrido… é o aeródromo, que esta efectivamente activado na época do Verão, mas se seguirem até à pista dos hélis, numa noite limpa e estrelada, podem ver do que vos falo! Da magia da Noite! Mas tentem ser cuidadosos, ou pelo menos, não importunar quem tenta ouvir o silêncio... a dois! Bem, e fico-me por aqui… pelo mais conhecido, espero que descubram outros e não me descubram a mim entretanto a ver as estrelas e a lua… e sabe-se lá mais o quê!

Outro dos sítios que eu gosto, é a Concha que pertence ao Caminho de Santiago, desenhada numa das encostas da Serra no caminho entre Soeirinho e a Barragem de Santa Luzia, caminho esse impróprio para quem sofre de vertigens, para mim é um divertimento, gosto de alturas, mas, sobretudo, do abismo! Nesse percurso encontramos os pinheiros mansos, absolutamente divinais quando há neve por lá… Só lhe falta mesmo a Estrela Guia para ser o cenário completo de uma noite de Natal! Se não encontrarem a Concha digam qualquer coisa, é frequente!

Ficar onde? Além de lá em casa, podem sempre ficar na Cadeia… bela hipótese, não acham? Pois bem, a antiga cadeia de Fajão foi recuperada e tornada em Pousada! Fiquem por lá e provem as trutas ou o javali! (que bela escolha a minha casa ou a cadeia… enfim, sem duvida, vão preferir a segunda, devem sentir-se menos prisioneiros ou reféns).

Quanto à copofonia há a dizer o seguinte, se recusarem a minha magistral caipirinha feita à base de uma receita trazida lá de longe e só eu e os Deuses a sabem conceber, se assim for, podem sempre ir até a um barzito bem catita, um antigo lagar completamente restaurado, com paredes de pedra e telhado de xisto, a Tradicional casa beirã! E, depois sempre podem ir até à disco… isso, sim a EXPERIÊNCIA DO OUTRO MUNDO! Mas não estou a delinear qualquer critica negativa, apenas … é diferente! E, não diferente de gays, lésbicas, meninos de bem (e de bens), mas simplesmente diferente (só espero que depois disto não me façam lá ir!).

Não se espantem se ouvirem expressões como “Abia-te” (anda-te, homem) “Arreganhado”( Espero que não em todas as partes!!! As coisas tendem a encolher com o frio! ), Azadinho (tás tão lindinho!), Estruído (a cabeça de algumas pessoas, completamente em decomposição!), "Atrelado" (bem, esta é fácil, atrelado, coleira, …coleira, cão, cão… namorado, o que também é normal, chamar-se cão(zinho) ao namorado). E, podia continuar…mas não me apetece!

Finalmente… O campeonato do Mundo de TRIAL, que prometo investigar um pouco mais sobre esta modalidade, e trazer novas num futuro post, só sei que a maior delegação é da Turquia (informações paternas), e que se realiza nos dias 16 e 17 Abril, na Pampilhosa… Confirmadas estão as presenças da Triologia! E, aqui vamos nós…
By Primeiro Zum

2 Comments:

Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Espantoso é haver ainda quem pense que na Pamp (“ aquele lá em baixo cheio e rodeado de verde com duas casitas!!”) não se passa nada.

Aqui está a prova, Mestres desta e doutra vida que ainda há-de vir, que Pampilhosa da Serra tem muito para dar!

Já agora, reforço a ideia da presença da Triologia e "para quem possa estar interessado!"

Beijos

Segundo zUm

quarta-feira, 06 abril, 2005  
Blogger Triologia do Zum zUm zuM said...

Confraria do calice??? Essa é nova... Mudaram o nome e eu nem sabia. Não pode ser assim...


by terceiro zuM

quinta-feira, 07 abril, 2005  

Enviar um comentário

<< Home